segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SEGURANÇA PRIVADA



Existe hoje no pais uma síndrome de segurança. As empresas de segurança privada estão aumentando dia a dia, em número cada vez maior.

Uma quantidade enorme de cursos de formação de vigilante, transporte de valores e escolta armada estão sendo realizados pelas escolas de formação em todo o pais. O pior é que a maior parte desses cursos no tocante a matéria de Armamento e Tiro é ministrado por pessoas que não tem o gabarito e os conhecimentos necessários para bem instruir os alunos-vigilantes, prova disso é o baixo aproveitamento dos vigilantes nas reciclagens.

Com isso vemos constantemente nos noticiários crimes cometidos por vigilantes que não tinham as mínimas condições para portarem armas de fogo.




Duplo toque
 Embora a portaria nº 3233/2012 (que regulamenta a área de segurança privada no Brasil) determine que o treinamento de tiro para formação e reciclagem dos vigilantes patrimoniais seja realizado dessa forma "duplo toque" (dois toques a cada comando com a finalidade de unir as duas cavidades temporárias aumentando assim o poder de parada desse calibre, uma vez que o calibre .38 mesmo com os melhores cartuchos é incapaz de atingir 100% de incapacitação), é comum nas reciclagens de tiro os vigilantes nem sequer saberem do que se trata, isso ocorre por dois motivos: algumas escolas de formação e empresas da área de vigilância patrimonial, que agem em conluio visando apenas o lucro e o baixo custo do treinamento onde aplicar o que manda a portaria nº 387/2006 não é viavel para ambas e também a incompetência, a mentalidade tacanha, a falta de conhecimento e a falta profissionalismo de alguns "pseudo-instrutores" de tiro que atuam e atuaram na área de formação, esses são os responsáveis  diretos por 70% dos vigilantes que trabalham no mercado não terem as mínimas condições de portarem armas de fogo, tem pseudo-instrutor passando tiro em ação simples para aluno se defender, a pergunta é, da tempo de engatilhar um revólver antes de atirar em um marginal em caso de confronto armado? Com isso, os prejudicados são os "vigilantes e os Instrutores de tiro profissionais", os primeiros que por pura inocência acabam achando que a escola boa é aquela que o aluno paga e recebe o certificado independente do que aprendeu e que o Instrutor bom é aquele que facilita e não aquele que cobra o correto e quer prepará-los para o pior, e os segundos que acabam tendo que limpar o que foi feito anteriormente na cabeça dos vigilantes!



Visada
Outra irregularidade constatada é referente a visada, o tiro em caso de confronto armado deverá ser feito  na visada instintiva e deve ser praticado com os dois olhos abertos e não fazendo uso do olho diretor como ocorre na visada normal. Mais uma vez, o prejudicado é o vigilante que em caso de necessidade irá virar estatística, se agir dessa forma, chega ser hilário achar que da para revidar a uma agressão com arma de fogo a curta distância gastando tempo com enquadramento e olho diretor.

Nos videos abaixo esta a prova cabal que os confrontos armados ocorrem na maioria dos casos a curta distância e em questão de segundos sendo impossível perder tempo com "enquadramento", alça de mira, massa de mira, respiração e etc, nesses casos a melhor opção é usar a visada instintiva substituindo o dedo indicador pelo cano da arma e efetuar rápidamente os disparos na região central do agressor.































Nesse vídeo abaixo seque um exemplo que resume tudo o que foi dito anteriormente em uma perfeita atitude 100% de reação instintiva, perder tempo com enquadramento de olho diretor, alça de mira e massa de mira só aumenta as chances do marginal atirar antes no vigilante. Infelizmente ainda existe instrutor que insiste em passar esse tipo de treinamento falido para alunos-vigilantes tanto na formação como na reciclagem. 



 
"Os amadores treinam até ter certeza de que vai dar certo. Os profissionais treinam até que seja impossível dar errado"







Armamentos para a área de segurança privada portaria 3233/2012


revólver de repetição cal .38
pistola semiautomática cal .380








espingardas de repetição cal 12





COMO COMPRAR UMA ARMA DE FOGO (VALIDADE DO REGISTRO 3 ANOS)
1.     Idade 25 anos;
2.     02 foto 3x4;
3.      Preencher requerimento em duas vias com os dados da arma(www.pf.gov.br);
4.     Cópia autenticada do R.G.;
5.     Cópia autenticada do C.P.F.;
6.     Cópia autenticada do comprovante de residência;
7.     Cópia autenticada de ocupação lícita;
8.     Declaração de justificativa com firma reconhecida (www.pf.gov.br);
9.     Certidão de antecedentes criminal (www.policiacivil.sp.gov.br);
10.   Certidão da justiça federal (www.jfsp.gov.br);
11.   Certidões da justiça eleitoral, crimes e quitação eleitoral (www.tse.gov.br);
12.   Certidão de a justiça militar (www.stm.gov.br);
13.   Certidão de execução criminal (fórum da cidade que reside);
14.   Certidão de distribuição criminal (fórum da cidade que reside);
15.   Certidão militar estadual (www.tjmsp.jus.br/certidão);
16.   Anexar tudo em uma pasta azul e protocolar na policia federal;
20.  Realizar exame psicológico;
21.  Realizar exame de tiro teórico e prático;
22.  Retirar autorização de compra, e comprar a arma em uma loja autorizada;
22.  Pagar a taxa de registro da arma.

* O registro de arma de fogo da ao cidadão o direito de possuir a sua arma de fogo em sua residência ou no seu local de trabalho desde que ele seja o proprietário do estabelecimento.
* Já o porte de arma de fogo é prerrogativa do superintendente da Policia Federal e só será concedido mediante a comprovação de efetiva necessidade.

Embora o deputado federal Onyx Lorenzoni tenha apresentado o projeto de lei nº 4340/08 que altera a Lei nº 10.826 concedendo porte de arma particular para vigilantes, é utopia acreditar que tal lei será aprovada sem antes ocorrer uma reformulação completa na portária nº 387/2006, aumentando o grau de escolaridade para a realização do curso de formação de vigilante bem como um exame psicológico nos mesmos moldes do que é realizado para aquisição de arma de fogo e o aumento da carga horária do curso de formação acrescentando matérias que visam o melhor preparo emocional do vigilante para portar arma de fogo, so assim talvez seja aprovado o porte de arma particular para essa categoria que a muito tempo esta mal preparada, mal remunerada e mal equipada.



ESTATUTO DO DESARMAMENTO NA PRÁTICA É UMA FARSA


Em sua terceira edição a campanha de entrega voluntaria esta sendo um sucesso para os pseudos especialistas em segurança pública 460.000 armas entregues na 1ª campanha de 2004 a 2005, 40.000 na 2ª de 2008 a 2009 e 37.000 em 2011(FONTE A GAZETA DO POVO) no total 537.000 armas entregues, maravilha né? Na verdade esqueceram de dizer que no mesmo período mais 300.000 armas novas foram vendidas mostrando que a população é contra o seu desarmamento e as armas entregues em muitos casos foram pela dificuldade que o cidadão de bem agora encontra em renovar o registro da sua arma legalizada forçando o mesmo a devolver a sua arma. Ladrão compra arma em loja? dizer que as armas apreendidas com a marginalidade é oriunda das armas legais que estão na mão do cidadão de bem é mesmo que dizer que politico é honesto.
O que impede um ladrão de entrar na sua a casa para roubar e matar? simplesmente nada. pois agora o ladrão tem certeza que não terá a surpresa de encontrar um cidadão armado pela frente.
Em um país como o Brasil, onde a violência cresce todos os dias em números alarmantes, colocar regras para que qualquer pessoa tenha acesso a uma de fogo é a forma correta para uma legislação sobre armas em qualquer país, agora proibir veladamente o acesso ao legitimo direito de defesa conquistado nas urnas no plebiscito de 2005 é um caso estupro constitucional.








ATENÇÃO VIGILANTES!

A Portaria nº 387 foi alterada pela Portaria nº 3233 de 10/12/2012, agora o curso de formação de vigilantes terá 200 horas e a sua reciclagem 50 horas portanto na hora de reciclarem os seus cursos escolham uma escola "idônea" com instrutores  "realmente qualificados" e que possua "prestigio" no mercado, não se deixem levar por "baixos preços" e nem promoções de cursos gratuitos de segurança disso ou aquilo, pois no final o prejuízo será seu.

Quero deixar um abraço aos mais de 4.000 alunos de formação e reciclagem que tive o prazer de instruir nesses 3 anos como instrutor de armamento e tiro, que um dia possamos nos encontrar novamente em uma situação mais "profissional" e "decente" que a última.
 
 
 
ARMAS E EQUIPAMENTOS NÃO LETAIS
 
 
arma de eletrochoque paralisante SPARK
 
 
 
 
 
arma de eletrochoque paralisante TASER
 
 
 

42 comentários:

  1. MUITO INTERESSANTE MUITOS VIG DESCONHECE O Q APRENDEMOS GOSTEI MANDA PELO MEU EMAIL

    ResponderExcluir
  2. Tive aula com o Instrutor de Paula e realmente ele é 10, ensina muito bem,tem preocupaçao em ensinar os alunos o certo como é mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Marcia Guimaraes

    Pelo meu conhecimento na portaria 387/06, todas as normas e procedimentos passadas pelo Instrutor De Paula, em suas aulas tanto para a Formação de Vigilantesm como para a Reciclagem dos mesmos, estão atualizadas e condizem somente com a verdade, tudo o que o Aluno ou o suposto vigilante ja na ativa teria de ter conhecimento e na maioria das vezes nao tem. esta dentro de todo o contesto acima mencionado.
    Parabens pelo excelente trabalho desenvolvido, pois com esta sua dedicação em transmitir seu conhecimento ainda poderemos ter excelentes profissionais atuando na Area de Vigilancia, seja ela qual for.

    ResponderExcluir
  4. Maravilha!!! Adorei o conteudo,muito bem escrito e esplicado,parabéns De Paula!
    Fique com Deus e sucesso sempre,bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo parabens pelo seu blog o conteudo esta muito bom adorei muito, parabens. Eu que estou na ativa vale a pena me aprofundar mais e seu blog esta ajudando muito obrigado desde ja beijos, muito sucesso.

    ResponderExcluir
  6. DE PAULA, OBRIGADA PELO SEU BLOG. ACHEI MUITO INTERESSANTE E ESCLARECEDOR. VOCÊ É UM ÓTIMO INSTRUTOR DE TIRO, UM PROFISSIONAL QUE DEMONSTRA GRANDE CONHECIMENTO E HABILIDADE PARA PASSAR O QUE SABE A SEUS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  7. GOSTEI DESTES ULTIMOS VIDEOS QUE VOCÊ INCLUIU NO SEU BLOG SÃO BEM DIDÁTICOS.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei das armas e dos videos que vi!
    As armas eu adorei e gostaria muito de ter uma dessas em casa, mas com a documentaçao da arma!

    ResponderExcluir
  9. O VIDEO DO CABO TEODORO MATANDO ASSALTANTES DE BANCO EM COPACABANA, MOSTRA QUE SE TEM QUE TER RACIOCINIO RAPIDO E AGILIDADE FISICA. MUITO BOM, EU PARABENIZO CABO TEODORO, HOMEM DE ATITUDE

    ResponderExcluir
  10. OI DE PAULA!!!
    SHOW O SEU BLOG,O CONTEUDO ESTÁ OTIMO.
    VOCÊ É DIRETO E TEM FIRMEZA NAQUILO QUE FAZ E DIZ LÁ.
    ADOREI OS VIDEOS REAIS,VOU INDICAR O SEU BLOG PARA OS MEUS AMIGOS QUE GOSTAM DA PROFISSÃO.
    PARABÉNS E SUCESSO...

    ResponderExcluir
  11. MARCIA GUIMARAES

    DE PAULA CADA DIA QUE PASSA, ESTE BLOG FICA MELHOR,NOVA INFORMAÇÕES, DETALHADAS E MUITAS ESCLARECEDORAS, OS VIDEOS ESTÃO SENSACIONAIS E DESTACÃO BEM A REALIDADE. O QUE FALTA NOS OUTROS PROFISSIONAIS ENCONTRAMOS EM VOCE. SE TODO O PROFISSIONAL DE VIGILANCIA TIVESSE ACESSO A INFORMAÇÕES CORRETAS, SERIAM EVITADAS MUITOS INCIDENTES, PARABENS

    ResponderExcluir
  12. OI DE PAULA, VOCÊ E UM ÓTIMO INSTRUTOR,OS DOIS CURSOS QUE FIZ COM VOCÊ FOI DE PERFEITA COMPREENSÃO.O SEU BLOG ENTÃO SEM COMENTÁRIOS,MUITO LEGAL ADORO VER OS VIDEOS AS INFORMAÇÕES,AS FOTOS TAMBÉM RSRS,ME ORGULHO DE TER CONHECIDO UM PROFISSIONAL COMO VOCÊ. PARABÉNSSSSSSSSSSSS.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom esse Blog De Paula .... assim vc consegue ajudar a sanar algumas duvidas de pessoas, ainda mas dos seus alunos que depois de terem aulas de armamento e tiro se demonstram bem interessados em aprender cada vez mais...Fui aluno do De Paula e o cara e extremamente dedicado em passar seus conheçimentos.

    ResponderExcluir
  14. AS ATUALIZAÇÕES QUE FEZ EM SEU BLOG ESTÃO ÓTIMAS. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  15. A POSTAGEM SOBRE ESCOLTA ARMADA, MOSTRA A REALIDADE DO VIGILANTE NESTA AREA DA SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  16. OI MARCELO AS ATUALIZAÇOES SOBRE AS MATERIAS CONTINUAM MARAVILHOSAS PARABENS

    ResponderExcluir
  17. INTERESSANTE SER HABILITADO PARA ANDAR ARMADO NA DEFESA DE TERCEIROS EM CUMPRIMENTO DE SERVIÇO E O MESMO NÃO PODER ANDAR ARMADO PARA SUA PROPRIA DEFESA JÁ QUE SUA PROFISSÃO É DE RISCO. INSTRUTOR DE PAULA ESTÁ CORRETISSIMO EM SEU QUESTIONAMENTO.

    ResponderExcluir
  18. Sobre o desarmamento não podemos ser hipocritas de culpa-los digo os politicos,nos como cidadãos colocamos os mesmos ha anos.Quando o assunto e segurança algum maluco que não tem o que apresentar coloca em pauta o assunto sobre o desarmamento;sendo um assunto muito serio,desigual;qual interesse dessas pessoas??? Que visa um poder paralelo.

    ResponderExcluir
  19. NO DIA 06/07 COMPLETOU DOIS MESES DA CAMPANHA DO DESARMAMENTO, ENTRE ESTATISCA POR ORGÕAS FEDERAIS,PUBLICOS.PRIVADOS,ETC...NÃO FOI ACRESCENTADO NADA,HOUVE UM GASTO NOS COFRES DE R$.385 MIL,UMA BURROCRACIA EM DADOS FUTIL QUE NA REALIDADE NÃO IRA MELHORAR O CONTEXTO DA SEGURAN-ÇA DO CIDADÃO DOS PROFISSIONAIS QUE NELA ATUAM.

    ResponderExcluir
  20. PARABÉNS PELO SEU BLOG,QUE AS PESSOAS POSSAM ATRAVÉS DE SEU BLOG SEREM ESCLARECIDAS SOBRE A NECESSIDADE DE APREDEREM MAIS SOBRE ARMAS DE FOGO.

    ResponderExcluir
  21. QUERO PARABENIZAR O INSTRUTOR DE PAULA PELO ÓTIMO CURSO DE ESCOLTA ARMADA. FICO MUITO FELIZ DE TER PARTICIPADO.

    ResponderExcluir
  22. EU SEI QUE NADA JUSTIFICA A MORTE DO CLIENTE DA AGENCIA DO BRADESCO. MAS AS PESSOAS EM GERAL SÃO MUITO FOLGADAS E NÃO ACEITAM OBEDECER REGRAS, ACHAM QUE O VIGILANTE É CULPADO POR A PORTA GIRATÓRIA TRAVAR. AS PESSOAS JÁ CHEGAM NO BANCO DISPOSTAS A BRIGAR E COLOCAR A CULPA DE TODOS OS SEUS PROBLEMAS NO VIGILANTE QUE ESTA DE SERVIÇO APENAS CUMPRINDO SEU PAPEL. EU LAMENTO MUITO TUDO ISSO.

    ResponderExcluir
  23. muito interessante essa matéria resumida e entendida,é assustador para quem pretender lidar com esses tipos de coisas mas nem tudo acontece por um acaso.....seja o q Deus quiser,parabéns adorei a matéria......

    ResponderExcluir
  24. Achei muito importante e util para nós que estamos ingressando na carreira de Segurança Patrimonial, esclarecendo, pontos que as pessoas comum não consegue ver...Parabéns !!! continuo aguardando mais novidades...

    ResponderExcluir
  25. Essa reformulação ja deveria ser feita pelos orgãos competente a muito tempo, vejamos o que iram fazer daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  26. DE PAULA, não quero deixar em branco esta tão importante data, sem expressar minha admiração e meu reconhecimento pelo grande desempenho e pela sua dedicação durante o curso de SEGURANÇA PATRIMONIAL, aproveito para destacar que na disciplina obtive bons resultados graças a sua ajuda e didática , fico feliz por ter certeza que posso contar com vc naão somente durante o curso mas tbm nas etapas que iremos passar. Como é de seu conhecimento , mesmo sabendo que é de determinação da POLICIA FEDERAL , expressei minha indignaçaõ sobre a carga horaria em uma disciplina de tamanha importancia como a a sua, mas ficou fácil devido sua dedicação.
    Parabens!!! e muito obrigado por td, estarei semprea a disposiçaõ qd precisar tbm..
    bjus

    ResponderExcluir
  27. Meus parabens de paula sua paciência como instrutor comigo foi enorme kkkkkk muito obrigada por tudo jamais esquecerei das suas aulas você é 10 beijos.

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito da instrução do DePaula. To até marcando mais treino no estande

    ResponderExcluir
  29. A MATÉRIA SOBRE OS DADOS DA SISVIP. POR ISSO QUE É FÁCIL ADQUERI ARMAS ILEGAIS.

    ResponderExcluir
  30. Muito simples e objetivo .
    Parabéns
    Ademar de Jaguariaíva/Paraná

    ResponderExcluir
  31. E SEM NEXO OS QUE ELES PEDEM EM PORTARIA PARA OS VIGILANTES, E NA LEI OUTRA COISA; TUDO DESENCONTRADO.

    ResponderExcluir
  32. sou vigilante a 7 anos e não sabia nada disso depois de ver esse blog sinto que fui enganado esse tempo todo.

    ResponderExcluir
  33. COMO O DESCASO E GRANDE NO PAÍS O NUMERO DE PESSOAS SEM QUALIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO E ALTA O NUMERO DE MORTES IRA AUMENTAR. HA PESSOAS NO ORGÃOS COMPETENTES TRATANDO DO ASSUNTO SEM INTERESSE NENHUM ISSO E UMA VERGONHA... MEU DEUS QDO ELES IRAM APRIMORAR NUM TODO ESSES CURSOS PARA UM APROVEITAMENTO MELHOR.

    ResponderExcluir
  34. GOSTEI DAS ATUALIZAÇÕES DO SITE. FICOU MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  35. DE PAULA,PARABENS PELO SEU BLOG CADA VEZ MELHOR
    BEM INFORMADO SOBRE TUDO QUE ACONTECE EM NOSSA AREA.QUERO PARABENIZAR TAMBEM VOCÊ PELA PERFEITA INSTRUÇÃO NOS CURSOS DE PATRIMONIAL,ESCOLTA ARMA-DA,MANUTENÇÃO DE ARMAS,SE PUDESSE FARIA TODOS DENOVOKKKKK, GOSTEI DAS FOTOS E DO VISUAL,FICOU DEZ.BEIJOSSSS.

    ResponderExcluir
  36. Intrutor.... Marcelo,
    Seu blog esta muito bom.... continue assim , se todos os intrutores fosse igual a voce seria bem melhor, parabens, acho que voce vai gostar do email que te mandei com videos e materias interessantes na sua area tbm.
    mara.

    ResponderExcluir
  37. OI MARCELO, SEMPRE ESTOU ME ATUALIZANDO ATRAVES DO SEU BLOG,E JÁ REPASSEI PRA VARIAS PESSOAS QUE GOSTAM DA NOSSA AREA, SÓ ELOGIOS,TANTO A SUA INSTRUÇÃO COMO SEU BLOG. TE DESEJO TODA PAZ,SAUDE E FELICIDADE NESSE ANO DE 2012,BEIJOSSSSSS.

    ResponderExcluir
  38. OI MARCELO DE PAULA, QUE ESTE ANO DE 2012, POSSA TRAZER ALEM DE MUITA SAUDE E PAZ, UM ANO DE MUITO SUCESSO NA SUA VIDA PROFISSIONAL. QUE SEU CONHECIMENTO E ORIENTAÇÃO POSSA ILUMINAR MUITO MAIS A CLASSE QUE REPRESENTAMOS.DESEJO UMA MAIOR DEDICAÇÃO DAS AUTORIDADES COM RELAÇÃO AO VIGILANTES QUE MERECEM MELHORES CONDIÇÕES.
    PARABENS A SUA PESSOA QUE ALEM DE UM EXCELENTE PROFISSIONAL E UM GRANDE COMPANHEIRO DE TRABALHO, OBRIGADA POR 2010/2011 E 2012 QUE SE INICIA

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pelo seu blog! Estou orgulhosa por te-lo como meu Instrutor de Tiro! Obrigado por enquanto!!! Sei que irei aprender muito e serei uma Ótima Vigilante onde irei dar segurança e agirei com eficiência e agilidade para me proteger e proteger o patrimônio e as pessoas que estarão ao meu redor... Valeuuu!!! Beijo

    ResponderExcluir
  40. Parabens pelo trabalho q vem desernvolvendo na Gcm de SV

    ResponderExcluir